Imagine o seguinte cenário: Uma pessoa da sua equipe comete um erro grave ao rodar os testes automatizados apontando para o banco de dados de produção. De repente todas as tabelas foram dropadas.
Daí eu te pergunto: Você é responsável por esse incidente? Se a sua resposta for não, então eu recomendo que leia este capítulo até o final com bastante atenção.
Primeiro é importante diferenciar responsabilidade de culpa. Culpa é algo que você coloca em alguém, enquanto que responsabilidade é algo que você toma para si.
Uma vez que você coloca a culpa em alguém, seu cérebro cria a expectativa de que essa pessoa resolva aquele problema. Agora se você assume a responsabilidade pelo ocorrido, seu cérebro automaticamente vai começar a arquitetar possíveis alternativas para resolver o problema e evitar que ele aconteça de novo.
Assumir a responsabilidade significa se tornar parte da solução. Isso é o mínimo que se espera de um líder.
- Se o líder não conseguir bater a meta, a responsabilidade é dele por não ter previsto as dificuldades.
- Se o líder não conseguir reter as pessoas, a responsabilidade é dele por não ter criado um bom ambiente para os liderados.
- Se o líder não conseguir receber investimento, a responsabilidade é dele por não ter sido capaz de criar um produto melhor.
A diferença entre o dono da empresa e você é basicamente o escopo onde vocês estão inseridos. Se o dono da empresa tem como escopo a empresa inteira, você tem como escopo a sua equipe.
Tudo que acontecer na sua equipe a partir de hoje é responsabilidade sua. Assumir isso como uma verdade é o primeiro e mais importante teste da sua seriedade em se tornar líder. Se você discorda disso, por favor feche este livro e vá fazer outra coisa. Nada do que eu disser daqui em diante vai te servir de muita coisa. É sério.
Este tópico não é o primeiro por um acaso. Ele é o que, sozinho, tem maior potencial para te levar a um papel de liderança.
Como as pessoas te veem ao você assumir a responsabilidade
Lembre da diferença entre responsabilidade e culpa. Trazer a responsabilidade para si não significa dizer que você é o culpado.
A tendência é que as pessoas automaticamente te respeitem mais. A primeira impressão delas é que você está disposto a buscar uma solução para o problema, o que normalmente é bem visto.
Elas também tendem a ser mais empáticas. Quando você puxa a responsabilidade para si, elas têm uma boa noção do peso que você está carregando e que não gostaria que fosse com elas.
Por se tornarem mais empáticas, existe uma tendência maior delas quererem te ajudar. Se você vê um colega passando por dificuldades e tem algum apreço por ele, então sua reação vai ser de ajudar da forma como puder.
Repare que todos esses sentimentos e atitudes se compõem para no fim das contas chegar a uma resolução do problema. E tudo começou com uma pessoa se responsabilizando!
Mesmo assim, algumas pessoas ainda vão te julgar. Esse é um problema delas, não seu. Se você deixar de assumir a responsabilidade por causa de algumas pessoas, vai ficar mais longe de se tornar um líder. Foque naquilo que você tem controle (suas atitudes,) e não naquilo que você não tem (outras pessoas.)
Assumindo a responsabilidade mesmo não sendo líder
No mundo as coisas funcionam assim: Você mostra que tem aquela habilidade e em seguida você é reconhecido por ela. Alguma vez você já riu antes de ouvir a piada? Aposto que não.
O mesmo acontece com liderança. Não é normal você receber um cargo de liderança para só depois você se comportar como líder. Primeiro você demonstra algumas características de um líder, e só depois você é promovido a um cargo de liderança. Sim, há exceções, mas exceção é exemplo de burro, então por favor nem as leve em consideração.
Esse é um ótimo primeiro passo para te preparar pelo que vem lá na frente quando você formalmente se tornar um líder. Aproveite que você já pode praticar e estar muito melhor preparado quando chegar lá.
Tipos de problemas que você pode assumir
Alguns exemplos:
- Bugs em produção
- Problemas nos processos da equipe
- Descontentamento dos colegas
- Falta de conhecimento técnico de alguém da equipe
- Lentidão no desenvolvimento das tarefas
Esses são alguns exemplos externos, mas você deve assumir especialmente os internos:
- Falta de motivação
- Desconhecimento dos stakeholders
- Falta de conhecimento sobre alguma parte do sistema
- Falta de conhecimento das tecnologias que a equipe usa
Você é responsável pelo seu desenvolvimento, não seu chefe nem sua empresa.
Esses são só alguns exemplos, mas certamente você consegue pensar em muitos outros pelos quais você e sua equipe passam no momento.
E se eu puder ser penalizado?
Esse risco você sempre corre. Eu nunca vi uma consequência negativa relevante por alguém ter se responsabilizado por algo. Repare que não estou falando de se responsabilizar por um crime, e sim por problemas do dia-a-dia.
Mesmo correndo o risco de sofrer uma punição, no geral esse é um preço muito baixo que se corre em relação ao retorno que ele pode te trazer, que é ser reconhecido como alguém que segura a bronca.
Se por um acaso você entender que a empresa agiu de forma desproporcional contigo após você assumir a responsabilidade, então esse é um sinal de que você pode estar trabalhando na empresa errada. É hora de buscar uma empresa séria para trabalhar.
O medo de assumir a responsabilidade sozinho
Esse é outro risco que você corre. O lado positivo é que existe uma tendência de você ser bem visto em relação aos outros. No fim das contas as pessoas querem ver os problemas resolvidos, e é isso que você deve buscar depois de se responsabilizar.
Nunca esqueça de garantir que o problema seja resolvido no final, caso contrário você vai sair pior do que entrou.
Quando você não sabe exatamente o que fazer
Você não precisa saber resolver, mas precisa saber quem sabe resolver. Só garanta que o problema vai ser resolvido no final. Se você fosse o CEO da empresa, provavelmente não saberia como resolver um bug em produção, mas saberia quem acionar para que isso acontecesse.
E se eu não conseguir resolver o problema?
Assumir responsabilidade é uma coisa séria. Se o problema tá no seu colo, não existe a possibilidade dele não ser resolvido. Pelo menos não sem afetar a sua reputação. Faça o que for necessário. Se existe alguém no planeta que consegue resolver aquilo, então você também deveria conseguir. Use o algoritmo DTJ (Dá Teu Jeito.) Sempre que enxergar um problema, pense: “O que eu poderia ter feito para evitá-lo?”
Exercício
No próximo incidente que acontecer na sua equipe, assuma a responsabilidade e garanta que ele seja resolvido o quanto antes. Em seguida implemente mudanças para impedir que o erro aconteça novamente, ou, no mínimo, monitore para saber antes de todo mundo que o código está com algum problema.