Parte 1: Mentalidade • De Dev a Tech Lead • Escola Forja
Crie uma conta gratuita ou Faça login
Parte 1

Mentalidade

2 minutos de leitura

Faça o trabalho antes de ter o trabalho. Esta escolha estará sempre inteiramente em suas mãos. E a forma de começar é aceitar que tudo depende só de você.
Keith Ferrazzi

Eu sempre fui uma pessoa pragmática. Eu me interesso em saber como as coisas funcionam para, em seguida, usar técnicas que me levem ao objetivo mais rápido.

Uma coisa que me chamou atenção com o passar do tempo foi a diferença da forma como as pessoas pensam e encaram problemas. Já vi, por exemplo, pessoas falando “Eu não sou pago pra fazer isso” enquanto outras falavam “Vem cá que vou te ajudar!”

O primeiro passo para agir de forma mais eficaz é pensar de forma mais eficaz. Se você repetidas vezes pensa “As pessoas não me ouvem,” é provável que você evite se expressar, ou que você se expresse de forma menos assertiva, e a consequência é que as pessoas realmente te ouçam menos.

Nossos pensamentos têm um impacto profundo em nossas atitudes, e nossas atitudes têm um impacto profundo nos nossos resultados, e nossos resultados têm um impacto profundo nos nossos pensamentos. Parece a história do ovo e da galinha.

O ideal é que você comece moldando a forma como você pensa e encara os problemas. Essa é a forma mais simples de te trazer benefícios no futuro. Talvez você mude e tenha resultados imediatos, talvez demore um pouco, mas resultados mais positivos virão.

Por isso este livro começa com essa temática. Tudo começa na sua cabeça e eventualmente se concretiza no mundo real. Essa é a melhor forma de começar a se tornar o líder que sua equipe precisa e sua empresa deseja.