Tenha postura de líder • De Dev a Tech Lead • Escola Forja
Crie uma conta gratuita ou Faça login
Capítulo 3

Tenha postura de líder

6 minutos de leitura

Na minha primeira experiência profissional como programador eu entrei bem tímido na empresa. Eu nem formado era, e para piorar as coisas eu fazia faculdade de Engenharia de Telecomunicações, então tive que estudar sozinho para entrar no mercado de tecnologia.

No começo eu pegava tarefas como qualquer outro. Era humilde nas minhas opiniões, afinal de contas eu estava só começando. Com o passar do tempo percebi que eu não ficava devendo nada aos meus colegas. Em alguns aspectos eu até tinha mais conhecimento que eles.

Conforme os mais antigos de empresa foram saindo, eu fui me tornando uma referência. Estudar sempre foi meu forte, então eu aprendia cada vez mais conforme às nossas necessidades na época.

Quando você se torna referência, naturalmente as pessoas olham para você quando precisam resolver algum problema mais complexo. Informalmente eu tinha me tornado o líder da equipe.

Faço questão de frisar o termo “informalmente.” As pessoas me consideravam um líder mesmo eu não sendo o chefe.

Alguns anos depois eu percebi que para ser considerado um líder, a pessoa não precisa ter o cargo de líder. Isso parece óbvio, mas tem um impacto profundo que poucas pessoas percebem.

Imagine que você seja o CTO de uma empresa e quer criar o papel de líder técnico em uma equipe. Se tivesse que escolher entre os devs, daria preferência àquele que já tem postura de líder e é visto dessa forma pela equipe? Provavelmente sim.

O significado de ter postura de líder

Ter postura de líder significa assumir as broncas que aparecem (capítulo 1). Significa estar disposto a ajudar as pessoas. Significa liderar iniciativas importantes que por qualquer motivo outras pessoas não puxam.

Na primeira empresa onde trabalhei, nós versionávamos os arquivos do projeto em um diretório de rede. Ele era nosso backup. Frequentemente um dev sobrescrevia o arquivo que outro dev modificou.

Git estava começando a se popularizar, mas ninguém na equipe tinha conhecimento dessa ferramenta (inclusive eu.) Minha mentalidade era: “Vou estudar Git o suficiente para tirar quaisquer dúvidas que por um acaso alguém da equipe venha a ter.”

Repare que estudar para eu executar não era o suficiente. Para a iniciativa dar certo eu teria que estudar por mim e pelos outros. Eu já sabia que eventualmente eles teriam alguma dificuldade (ninguém nunca tinha usado versionamento na carreira.) Essa é a postura de um líder.

Eu ensinei como funcionavam os comandos essenciais do Git (add, commit, branch, checkout, stash…). Quando alguém tinha dificuldade, eu sentava do lado da pessoa e só saía de lá depois que tivéssemos resolvido o problema. Criei o repositório no Bitbucket e mostrei como seria nosso esquema de branching.

Essa mesma atitude foi evoluindo para outras áreas, como JavaScript, PHP etc. Muito antes de ser reconhecido por um título, você pode ser reconhecido por suas atitudes.

Quando a equipe já tem um líder

Eu não disse que agindo como líder você vai automaticamente ser reconhecido como tal. Esse reconhecimento vem com o tempo. O fato de já existir um líder na equipe não muda o fato de você assumir as broncas que caírem no colo da equipe.

Aposto que o líder vai ficar grato de ter alguém tão engajado ajudando. A própria equipe vai reconhecer seu esforço e eventualmente esse comportamento vai ser visto por outras pessoas na empresa.

Não se trata de uma disputa, mas sim de você genuinamente se preocupar em contribuir o máximo para o sucesso da equipe.

As pessoas mais experientes não são mais cogitadas para um papel de liderança?

Depende. Em muitos casos a pessoa mais experiente é aquela que acaba assumindo mais responsabilidades, mas isso não é necessariamente uma verdade. Se ninguém na equipe mostra proatividade para assumir os problemas, naturalmente os mais experientes serão cobrados.

Mas você pode contornar isso puxando essa responsabilidade para você. Só não tente resolver tudo sozinho. Faça questão de sempre ouvir a todos, especialmente os mais experientes. Isso mostra que você considera o conhecimento deles relevante. Isso vai fazer com que eles confiem mais ainda em você quando de fato assumir o papel formal de líder.

Quando as pessoas não te ouvem

Por que elas te ouviriam? Você está começando agora. Ninguém é obrigado a te ouvir. No começo nem é esperado que as pessoas te levem tão a sério. Isso não muda nada. Você vai continuar focando em assumir as broncas e resolvê-las.

Respeito é uma coisa que você conquista pelas suas atitudes e resultados. Por atitudes me refiro não somente assumir os problemas que surgem, mas também proativamente buscar criar relacionamentos de confiança com os colegas, e isso irá levá-los a te ouvir mais. Entro em mais detalhes sobre isso na Parte 3.

Ter um super herói na equipe não é necessariamente ruim

Se somente o super-herói souber resolver as coisas, aí sim existe um problema. Se você perceber que está caminhando nessa direção, então provavelmente a equipe já te enxerga como um líder. Com isso você pode começar a delegar algumas responsabilidades e ensinar as pessoas.

E se tiver alguém na equipe competindo comigo pela posição de Tech Leader?

Muitos devs dizem ter interesse em um dia se tornarem líderes técnicos, mas poucos de fato fazem o que precisa ser feito. Isso significa que mesmo que mais de uma pessoa na sua equipe esteja se esforçando para chegar lá, muito provavelmente ainda existirá muito espaço na empresa para isso, e um de vocês pode ser promovido a líder em outra equipe.

Em termos de atitude, minha sugestão é que você coopere com ele. Pensem juntos em como ajudar a equipe a evoluir, e a consequência é que os resultados vão ser extraordinários, o que vai chamar a atenção de outras pessoas e dos superiores. Pense ganha-ganha (Capítulo 20).

Resiliência

Ter postura de líder não garante que todo mundo te verá como líder ou te tratarão bem. Algumas pessoas vão te tratar como “só mais um dev da equipe.” Nesses casos não mude seu jeito de agir.

Sempre busque ajudar a resolver os problemas dessas pessoas. No caminho sempre haverá pequenas pedras onde você vai tropeçar. Só não deixe que elas te parem. Encare isso como só mais um teste antes de ser reconhecido como líder. Para um líder, resiliência não é opcional.

Exercício

Se o CTO da sua empresa atuasse por uma semana como líder na sua equipe, como ele agiria? Use sua resposta para definir como será a sua postura daqui pra frente.