Faça o que a empresa valoriza • De Dev a Tech Lead • Escola Forja
Crie uma conta gratuita ou Faça login
Capítulo 18

Faça o que a empresa valoriza

Em uma época da minha vida eu participei de diversos processo seletivos em empresas bastante promissoras. Em uma delas o processo foi bastante técnico do início até o fim. Durante uma das entrevistas o gestor comentou que os devs júniores e plenos tendiam a querer correr com as entregas, e a consequência era um código difícil de manter. O que ele esperava dos desenvolvedores mais sêniores era justamente o oposto. Eles deveriam prestar mais a atenção na qualidade do que era feito para evitar problemas futuros. Essa seria uma forma inclusive de engajar uma mudança de mentalidade nos devs mais iniciantes.

Eu acabei indo trabalhar em outra empresa, mas essa coisa de desenvolver com mais cuidado acabou ficando na minha cabeça. Eu concordava totalmente com essa visão. Na nova empresa eu levantei bastante a bandeira de qualidade. Fazia questão não só de pautar o meu trabalho nisso como também de influenciar outras pessoas para que trilhassem o mesmo caminho. Apesar dos devs mostrarem interesse em aprender mais sobre testes automatizados, a empresa não via lá tanto valor nisso. Eu nunca fui punido, mas também nunca cresci nessa empresa. Eu tinha escolhido a bandeira errada.

Compre o livro para continuar lendo ou faça login caso já tenha comprado.